Técnica para resolução de problemas

Atualizado: Out 1


O Diagrama de Ishikawa, desenvolvido pelo professor Kaoru Ishikawa, pioneiro em gestão de qualidade, também é conhecido como Diagrama de Causa e Efeito, ou Espinha de Peixe, é um gráfico cujo objetivo é organizar o raciocínio em discussões de um problema prioritário.

Tem como primícia, a crença de que toda causa envolve fatores/materiais, envolve pessoas, meio ambiente e método. Logo, ao estruturarmos hierarquicamente as causas potenciais de um determinado problema, bem como seus efeitos, seremos capazes de estruturar soluções claras.

Em outras palavras, ao investigar persistentemente as causas até chegar a raiz do problema, em muitos casos, a solução será auto evidente.

Com base neste entendimento, estruturou-se os quatro passos da resolução de problemas utilizado nos processos de coaching. São eles:

  • Identificar o problema: Descrever com exatidão o problema que está sendo enfrentado, informando qual o problema, onde ele ocorre, quando ocorre, quais efeitos negativos está causando;

  • Identificar os fatores envolvidos: Analisar quais são os fatores ou circunstâncias que contribuem com o problema, tendo o cuidado de não confundir os fatores com as causas;

  • Identificar as causas: Verificar a origem do problema, quais são as causas que geram o problema em questão;

  • Identificar possíveis soluções: Avaliar quais ações podem ser adotadas para solucionar o problema.

Um conceito bastante forte dentro do estudo do coaching, é de que, a clareza é o estopim inicial de qualquer processo, logo, se desejo solucionar um problema, preciso entender efetivamente o que é este problema, o que o favorece e como ele afeta os resultados que desejo e como vimos anteriormente, é bastante possível que uma vez tendo entendido o que é de fato o problema, é bastante possível que a solução se torne obvia ou aumenos que o plano de ação seja facilitado. Portanto, antes de iniciar as ações para resolução de um problema, entenda-o!


Tenha uma vida significativa!

0 visualização0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo