top of page
  • Instagram
  • Youtube
  • Spotify
  • LinkedIn

Autoconhecimento, Saúde,
Bem-Estar e Equilíbrio...

Saiba como conseguir um bronzeado duradouro

  • Foto do escritor: Carla Rabetti
    Carla Rabetti
  • 20 de dez. de 2018
  • 6 min de leitura
ree

Verão chegando e a expectativa de uma pele bronzeada, vem com ele. Afinal, quem não gosta de uma pele corada e com aparência saudável, não é mesmo?

O problema é que a maioria de nós, na tentativa de conquistar uma pele bronzeada, acabam conseguindo queimaduras, descamação e manchas, o que não apenas prejudica a aparência, mas também, a saúde da pele e do organismo.

Então, para não errarmos na hora de conseguir um bronzeado "de respeito", convidei a Dra. Flávia Albuquerque, para nos contar os segredos de um bronzeado duradouro e que não ofereça riscos a saúde. 


ree

A Dra. Flávia Albuquerque é Fisioterapeuta formada pela Universidade São Camilo. Pós-graduada em Neurologia na AACD. Pós-graduada em Fisioterapia Dermato-Funcional pela Universidade Cidade de São Paulo. Especialista em Acupuntura Chinesa, Pós Operatório de Cirurgias Plásticas e Harmonização Facial.

Também leciona em cursos livre de formação em sua área de atuação há mais de 10 anos. CREFITO 132157 F.



 Confira a seguir, as principais dicas apresentadas por ela:


1. Alimentação e Ingestão de Água

A alimentação exerce um papel muito importante para um bronzeado bonito no verão. Há alguns alimentos, que são ricos em caroteno, substância presente em algumas plantas e micro-organismos como algas, vegetais de folha verde, cenoura, cítricos, damasco, cereja, melão e pêssego.Os carotenos são antioxidantes e são excelentes aliados para bronzear a pele de forma eficiente. Portanto, comece incluindo estes alimentos em sua dieta antes de iniciar os seus banhos de sol e veja resultados maravilhosos em sua pele e em seu bronzeado.Uma dieta balanceada e rica em nutrientes, favorece a saúde da pele e não tem nada mais bonito do que pele saudável, não é mesmo? Outra excelente aliada da dieta é a água, bebe pelo menos 2 litros de água ao dia, quando mais hidrata a sua pele estiver, mais saudável e preparada para um bronzeado uniforme ela estará.


2. Limpeza da Pele

Para conseguir um bronzeado homogêneo e saudável, é fundamental a preparação da pele antes da exposição ao sol, garantindo que ela esteja completamente limpa e livre de impurezas, inclusive estes cuidados podem acontecer ao longo do ano, antes do verão chegar e, depois, quando ele chegar, você pode intensificar alguns cuidados que irão favorecer o bronzeado.

Uma dica simples para conseguir isso é realizar uma esfoliação corporal e facial uma vez por semana. Dessa maneira, todas as células mortas serão eliminadas e sua pele estará limpa, melhorando a performance dos hidratantes e protetores solares. Capriche na esfoliação das áreas mais secas como joelhos e cotovelos e também na região das costas.

Se preferir, você pode realizar o famoso Banho de Lua em uma clínica estética a cada 20 dias, este procedimento, além de clarear os pelinhos do corpo, realiza uma esfoliação (peeling corporal), que promove a renovação celular, clareamento da pele, hidratação corporal e tratamento pré e pós sol.

Já para quem prefere uma pele lisinha e sem pelos, a depilação será uma boa opção para um bronzeado uniforme. 


3. Hidratação

Além de limpa, é importante que a sua pele esteja hidratada para que fique mais saudável e ganhe maior resistência a exposição solar. Após esfoliar a pele, ela estará pronta para absorver todos os componentes dos cremes hidratante, é o momento ideal para espalhar pelo corpo uma boa loção hidratante.

Embora a esfoliação seja um procedimento periódico, a hidratação deve ser um procedimento diário, de modo que após higienizar o corpo no banho, você deve realizar a hidratação da sua pele.

Para pernas mais bonitas e um abdômen mais liso, não hesite em escolher alguma loção que seja hidratante, reafirmante ou redutora de medidas ao mesmo tempo, potencializando os benefícios e o tratamento de sua pele.

Já para o rosto, é importante escolher uma loção hidratante que seja adequada para o seu tipo de pele, use um creme específico para a pele do seu corpo e outro para a pele do seu rosto. Nunca use hidratante corporal no rosto, pois ele pode aumentar a oleosidade da pele e trazer problemas como acne e cravos.


4. Proteção Solar

A proteção solar é imprescindível para todos os tipos de pele, desde as mais sensíveis como é o caso da branca e da parda, até as menos sensíveis como as morenas e negras.

Peles mais escuras precisam de uma menor proteção solar, podendo fazer uso de FPS 30, já as peles mais claras, precisam de uma proteção mais alta, FPS 50 ou superior. Também é importante lembrar que o protetor solar deve ser aplicado de 20 à 30 minutos, antes da exposição ao sol, para que haja tempo para a correta absorção.

Antes de aplicar o protetor solar, é recomendável higienizar a pele, portanto, tome um banho com um sabonete neutro ou hidrante e após secar a pele, aplique o protetor solar. Como os cuidados com o rosto são sempre maiores, após o banho, é recomendável aplicar um bom tônico, um hidrante próprio para o seu tipo de pele e então finalizar com o protetor solar de um fator médio a alto.

Vale lembrar, que a aplicação do protetor solar deverá ser repetida a cada duas horas, ou a cada vez que você sair da água. É importante, sempre secar a pele antes de reaplicar o protetor solar.

A pele do rosto e corpo, não são as únicas que precisam de proteção, é muito importante proteger também a pele dos lábios com um protetor solar labial.

Embora sejam menos famosos, existem também fotoprotetores orais, eles são ideais para redobrar a proteção e aumentam a resistência da pele ao sol, porém não substituem o protetor solar físico-químico, somente atuam como coadjuvantes e funcionam como uma complementação para pessoas que possuem uma resistência menor à radiação solar ou que terão uma exposição prolongada ao sol. Para utilizar este tipo de protetor, é recomendável consultar a sua dermatologista e receber as orientações adequadas de uso.


5. Banhos Frios

Uma dica valiosíssima, quando se está na praia, é tomar banhos frios sempre que possível, durante a exposição ao sol e após ela, isto porque, o sal da água do mar que fica sobre a pele reflete e aumenta, pela reflexão, os raios solares, o que desidrata o tecido cutâneo. Portanto, o banho frio de água doce, retira o sal da pele e ajuda no resfriamento, evitando queimaduras. Alias, evitar banhos quentes e preferir a água fria na higienização da pele, sempre será uma melhor opção, para evitar o ressecamento e a abertura dos poros, provocado pela água excessivamente quente.


6. Cuidados pós sol

As férias acabaram, o fim de semana terminou e o que sobrou? Uma pele ressecada, desvitalizada, apresentando zonas de descamação ou até mesmo bolhas. O que fazer? 

Não se desespere, ainda há solução!


Hidratação

A primeira medida a ser adotada, é a hidratação da pele. Se você está com a pele ardida e vermelha opte por loções calmantes e refrescantes.

Após sessarem os sintomas de ardência e vermelhidão, comece a hidratar a pele com loções para peles extra-secas, elas possuem ativos umectantes e deixam uma capa protetora sob a pele, que evitará o descamamento excessivo.

Prefira hidratantes que contenham ativos como ureia, aloe vera, semente de uva e camomila, pois esses ativos tem poder de suavizar inflamações. Você também pode utilizar óleo de amêndoas depois do banho, aplicado com a pele ainda molhada para uma melhor absorção.

A água termal, também é uma excelente opção, pois, além de auxiliar na hidratação, ela acelera a recupera da pele, isto porque, possui propriedades calmantes, cicatrizantes e ajuda a resfriar a área.

Alguns ativos antioxidantes como o resveratrol, vitamina C, phloretin e o ácido ferulico, também são bem-vindos. Cremes com esses ativos devem ser aplicados imediatamente após a exposição solar, como uma tentativa de impedir que os radicais livres gerados pela ação dos raios ultravioleta agridam o material genético da célula.

Queimaduras podem causar danos severos a saúde da pele e do organismo, portanto, em caso de queimaduras mais profundas, é sempre importante consultar um dermatologista e realizar o tratamento sugerido por ele.


Ingestão de líquido

Hidrate-se por dentro também! Beba muitos líquidos: água, água de coco, sucos, e coma frutas frescas, pois também ajudam a reidratar a pele e repor os eletrólitos eliminados pelo suor.


Roupas

Caso hajam bolhas sobre a pele, resultantes de queimadura por exposição solar excessiva, evite estourá-las, a pele descamada também não deve ser puxada pois isto favorecerá a produção de feridas e manchas na área afetada. Prefira utilizar roupas de algodão de cores claras e confortáveis, assim você evitará o atrito do tecido com a pele, ou até mesmo o aumento da temperatura corporal que aumentará a sensibilidade da pele e causará ainda mais desconforto.

Ficar bronzeada é muito legal, mas nada pode ser mais importante do que manter a sua saúde. Portanto, siga as dicas e orientações dos especialistas e previna lesões em sua pele.

Acompanhe a Dra. Flávia Albuquerque nas redes sociais: @draflaviaalbuquerque.

Cuide-se! Em amor,

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
Logo Carla Rabetti.png

Receba dicas para viver de forma consciente!

Obrigado pela sua assinatura!

Todos os direitos reservados à Carla Rabetti | Instituto Vida Autêntica

Instituto Vida Autêntica 
São Paulo - SP | Brasil

​Email: institutovidaautentica@gmail.com

Whatssap: (11) 9 9384 7320​

  • Instagram
  • Youtube
  • Spotify
  • Linkedin
bottom of page