top of page
  • Instagram
  • Youtube
  • Spotify
  • LinkedIn

Autoconhecimento, Saúde,
Bem-Estar e Equilíbrio...

Empregabilidade e sucesso profissional

  • Foto do escritor: Carla Rabetti
    Carla Rabetti
  • 3 de ago. de 2020
  • 14 min de leitura
ree

Empregabilidade

No processo de busca pelo primeiro emprego, recolocação profissional, ou mesmo ao pleitear uma promoção, o nível de empregabilidade do profissional é um fator relevante.

Os especialistas no assunto, definem empregabilidade como a capacidade que um profissional tem de obter, manter e se necessário reencontrar um trabalho satisfatório e gratificante.

A baixa empregabilidade, submete o profissional ao risco de precisar optar por funções inferiores as suas expectativas e capacidades, enquanto o aumento da empregabilidade, significa tornar-se apto a estabelecer objetivos mais desafiadores e alcançar aquilo que você realmente almeja para sua carreira.

Para ampliar o nível de empregabilidade, ou seja, tornar-se mais atrativo profissionalmente, para os recrutadores e gestores, os profissionais precisam ampliar QUALIDADES, como conhecimento (o que sabe fazer), habilidades (o que faz com o que sabe) e atitudes (como faz o que sabe); bem como, atributos pessoais como confiabilidade, integridade, motivação, iniciativa, trabalho em equipe e visão estratégica, pois estes são os pré-requisitos mais valorizados por recrutadores e gestores.

A CAPACIDADE DE MOBILIZAÇÃO também é um fator importante, pois está relacionada a habilidade que o profissional possui de aplicar suas qualidades de acordo com o contexto, realizando abordagens específicas e efetivas na resolução de problemas e elaboração de estratégias. Pessoas com alta capacidade de mobilização, são aquelas que mais investiram em seu autoconhecimento, ao passo que, quanto mais entendimento o indivíduo tem de seus pontos fortes, maior será a sua percepção de oportunidades e portanto, também será maior o uso e aproveitamento das mesmas. Tudo isto, contribui com a construção de uma comunicação eficaz e portanto, facilita os relacionamentos e o networking.

No entanto, mais do que ter qualidades, conhece-las e saber aplica-las, é importante saber vender tudo isto ao mercado, fazendo uma boa APRESENTAÇÃO de si mesmo ao elaborar um currículo, uma carta de apresentação, participar dinâmicas, entrevista de emprego, avaliação de desempenho ou mesmo solicitar uma promoção.

As CIRCUNSTÂNCIAS pessoais e familiares do profissional, também influenciam seu nível de empregabilidade. Portanto, diante de situações de dividas, problemas familiares, doenças ou qualquer outra circunstância negativa que limite a disponibilidade e flexibilidade profissional, é sempre importante buscar caminhos para minimizar o efeito destas situações em sua atuação e no ambiente de trabalho.

Trabalhar os componentes qualidades, capacidade de mobilização, apresentação e circunstâncias, certamente ampliará o seu nível de empregabilidade, oportunizando o alcance de novos patamares em sua carreira.

Que tal aproveitar estas informações para realizar uma auto avaliação, identificar quais destas quatro áreas precisam ser desenvolvidas e formular um plano de ação para fortalecer suas competências e tornar-se competitivo no mercado de trabalho?


Recolocação Profissional


Autoestima é a ferramenta mais eficaz no processo de recolocação profissional, pois carrega em si a autoconfiança, a motivação e outros elementos essenciais para um bom desempenho na busca por emprego e na participação em entrevistas e dinâmicas de grupo de processos seletivo.

No entanto, esta é também a área mais afetada pela demissão, e justamente por este motivo, é extremamente importante, que antes de iniciar o processo de recolocação, o profissional trabalhe seu autoconhecimento e suas emoções, identificando suas principais habilidades e competências e seus momentos de maior sucesso profissional e transformando estas informações em ancoras internas que o fortalecerão e trarão os argumentos necessários para “vender” o seu trabalho aos recrutadores. 

O desligamento de uma empresa, também produz alguns temores em relação a recolocação profissional, podendo gerar pensamentos negativos e crenças

limitantes como: Sou muito nova para essa função, Já passei da idade, Mulheres não conseguem empregos como este e outras crenças sobre classe social ou mesmo crise do mercado que bloqueiam a motivação e confiança em sua capacidade de conseguir um novo emprego. Portanto, é importante trabalhar suas crenças de forma positiva, focando nos pontos fortes, em suas habilidades, competências e conquistas que tornaram você um profissional diferenciado no passado. Tendo trabalhado a autoestima, eliminado as crenças limitantes e ampliado a compreensão de seus pontos fortes, é hora de pesquisar as oportunidades de mercado e desenvolver estratégias de busca pela internet, networking, agências de emprego, empresas e etc. 

Por fim, é importante manter-se atualizado, acompanhando jornais, revistas e mantendo-se em dia com as tendências da sua profissão. Isso inclusive trará informações sobre o mercado e sobre as habilidades e competências que precisam ser desenvolvidas.


Portanto, no processo de recolocação profissional os 5 passos essenciais são:


  1. Trabalhe a autoestima

  2. Elimine as crenças limitantes

  3. Mapeie seus pontos fortes

  4. Identifique as oportunidades

  5. Mantenha-se atualizado.


Avaliação de Desempenho


A avaliação de desempenho é sempre um momento de tensão e expectativas, mas para se sair bem em uma avaliação de desempenho é preciso que se entenda com clareza qual o principal objetivo desta ferramenta.

O grande propósito da avaliação de desempenho é identificar e mensurar as suas ações durante o último período na empresa, analisando o seu desempenho individual e em grupo para identificar pontos de melhoria afim de ampliar a performance e os resultados desejados pela empresa. Também fornecem informações para tomada de decisões em relação a salários e bonificações, promoções e demissões, necessidades de treinamento e plano de carreira.

Portanto, o primeiro passo é revisar a sua última avaliação de desempenho e verificar como você se saiu, identificando quais eram os aspectos a serem desenvolvidos e melhorados e quais foram as suas conquistas em relação a isto e quais são as metas que você deverá atingir na próxima avaliação para a qual você está se preparando. O segundo passo, é auto avaliar-se em relação ao seu nível de progresso em cada um dos pontos de melhoria estabelecidos na última avaliação. Identificando quais são os pontos de menor desempenho e verificando quais foram os fatores agravantes e o que você pode fazer de diferente para superar estes obstáculos atingindo suas metas. Agora, se você é novo na empresa e ainda não tem uma avaliação anterior para se basear, você deve identificar quais são as suas metas e competências necessárias para realizar as atividades de sua função e então realize a auto avaliação. No terceiro passo, você deve planejar o seu autodesenvolvimento, com base nos pontos de melhoria identificados, definindo quando e como estes aspectos serão trabalhados e quais serão as evidências do seu progresso. Por fim, é possível que durante o processo de avaliação de desempenho você passe por uma entrevista individual e para que você possa se preparar para este momento, você pode simular esta conversa com seu coach ou alguém de sua confiança, que é o que chamamos de role play ou ensaio mental. Sucesso!


Crescimento Profissional


Qualquer promoção no ambiente profissional, exige que você tenha clareza sobre seus objetivos, adote as atitudes adequadas e desenvolva as competências e habilidades necessárias. Também é importante considerar, a percepção que as pessoas tem a seu respeito, ou seja, sua imagem profissional, que certamente, será um fator relevante na construção da sua carreira. Pesquisas revelam que a imagem profissional, é construída pelo conjunto de atitudes, ações e comportamentos que você adota, seus objetivos de carreira e seu desenvolvimento profissional. Portanto, se você deseja construir uma imagem positiva, você deve seguir alguns passos básicos. Confira:


  1. Inventário de Atitudes: Identifique quais são as atitudes mais valorizadas pelos empregadores e líderes e avalie quais você precisa adotar ou otimizar para construir uma imagem positiva e tornar-se elegível para a função desejada. Pesquisas revelam que as principais atitudes valorizadas por gestores são: Confiabilidade: Preparo para assumir compromissos e responsabilidades; Abertura para o Aprendizado: Dar importância ao aprendizado e estar disposto a crescer; Motivação: Desejo real por algo e disposição em se empenhar; Proatividade: Demonstrar iniciativa e procurar contribuir; Espírito de Equipe: Relacionar-se bem com os colegas, saber cooperar; Eficácia: Realizar bem as tarefas delegadas, dentro do prazo e com qualidade.

  2. Plano de Carreira: Ter um objetivo significa ter foco e direção a seguir. Segundo a teoria sociocognitiva de carreira, objetivos geram a intenção de agir para chegar a situação desejada. Portanto, pessoas com objetivos claros tendem a tornar-se mais assertivas. A clareza de objetivo pode ser alcançada por meio de um exercício simples de identificar o seu ponto de partida (cargo, função e atribuições), compreendendo a realidade sobre o momento que você está vivendo na atualidade, em seguida, definir onde você deseja chegar em curto, médio e longo prazo, e então construir uma estratégia para atingir estes objetivos, por meio da compreensão de quais são os pré-requisitos para o cargo que você deseja ocupar e como você poderá adquiri-los. Nesta etapa, vale refletir sobre as todas as habilidades e competências que o conduziu até este momento, que você poderá empregar em sua nova jornada rumo ao crescimento profissional.


5 Passos para solicitar uma promoção ao seu gestor


Você sente que já está preparado para uma promoção, mas está faltando coragem e estratégia para falar com seu gestor e conquistar seu objetivo? Confira a seguir, os cinco passos que lhe ajudarão a solicitar a sua tão sonhada promoção!


  1. Passo 1 | IDENTIFICAR: Defina para qual cargo você quer ser promovido e então liste os 3 principais desafios desta função, considerando a descrição do cargo, suas tarefas e rotinas;

  2. Passo 2 | DEMONSTRAR: Defina as estratégias para superar esses 3 desafios quando tiver alcançado o cargo em questão;

  3. Passo 3 | VALORIZAR: Defina o que te torna qualificado para o cargo em questão, respondendo as seguintes perguntas: O que a empresa ganharia promovendo você? Que valor você agregaria a este cargo?

  4. Passo 4 | ELABORAR: Com base nas informações levantadas nos passos anteriores, escreva uma carta de candidatura a promoção em no máximo uma página;

  5. Passo 5 | APRESENTAR: Apresente a proposta ao seu superior, mostrando-se aberto ao feedback, de modo que, dependendo do que for dito pelo seu gestor, você deverá adequar a sua proposta as exigências da empresa.  Você também pode treinar esta conversa com um coach, ou alguém de sua confiança, de maneira a sentir-se mais preparado para questionamentos e tornar-se mais assertivo e convincente. Sucesso!


Inteligência Emocional


Existem técnicas para desenvolver emoções positivas e lidar com as situações comuns ao ambiente de trabalho, com o benefício de desenvolver o autocontrole, reduzir o stress gerado por essas emoções e aumentar o equilíbrio interior, que por sua vez contribuirão com o aumento de performance, produtividade, bem-estar e qualidade de vida.

Em seu estudo “Emoções no trabalho: O que as pessoas sentem e como devemos medir isso” a Dr. Cynthia Fisher da Bond University Austrália, indicou que emoções como Irritação e Raiva, Descontentamento e Frustração são as emoções mais comuns ao ambiente de trabalho.

Para as emoções de irritação e raiva, a técnica é interromper os pensamentos automatizados que intensificam o problema e refletir sobre as causas da irritação, perguntando a si mesmo: Porque esta situação esta me deixando fora do controle? Em seguida, procure outros significados e interpretações possíveis para o evento que o deixou irritado. Frequentemente o motivo da irritação esta relacionado ao comportamento de outra pessoa que julgamos ter agido de má fé, ao refletir sobre outras possibilidades que teriam desencadeado o comportamento, admitimos a possibilidade de contribuir com um comportamento diferente. Algumas reflexões interessantes neste processo são: Será que eu fui claro o bastante?, Será que ele entendeu o que eu disse?, Será que houve algum imprevisto? A verdade é que grande parte dos conflitos são causados por problemas de comunicação, portanto, se pararmos para fazer estas reflexões e explorar outras possibilidades, ampliaremos os recursos de resolução do problema.

Se o caso for de descontentamento e frustração, é importante entender que estas emoções muitas vezes não apresentam uma origem específica, mas são manifestas como uma insatisfação generalizada em relação ao emprego e ao chefe. No entanto, pesquisas revelam que na maioria das vezes o grande fator de origem da insatisfação é a falta de objetivos claros. Isto porque, pessoas que buscam seus objetivos com clareza, são mais motivadas e propensas a lidar com seus problemas de forma positiva. O primeiro passo neste caso é identificar as reais causas do descontentamento e da frustração, avaliando se os seus objetivos estão claramente definidos, o quanto você esta motivado para atingi-los e o que tem feito na prática para chegar lá. Estas reflexões trarão uma nova direção que contribuirá com o alcance de soluções. Portanto, refletir sobre seus pensamentos e atitudes, ampliar a empatia e capacidade de comunicação, bem como ter objetivos claros são os principais recursos para lidar com o dia a dia do ambiente de trabalho com sucesso, minimizando os conflitos e ampliando a performance e bem-estar. Agora que você já tem estas informações, que tal colocá-las em prática? Reflita sobre como você tem reagido as situações do ambiente de trabalho, e o que você pode fazer de diferente a partir de hoje com as informações que você recebeu, para obter resultados mais positivos.


Gestão de Conflitos


Os conflitos acontecem porque as partes envolvidas tendem a se apegar a seus próprios interesses e posições, demonstrando resistência em considerar o ponto de vista dos outros e o impacto de suas ações. É justamente esta postura que torna difícil encontrar uma solução confortável para todos e tende a gerar conflitos consecutivos.

O caminho para colocar um fim neste ciclo, esta em buscar o ganha-ganha, em um diálogo onde todos sentem que chegarão a um resultado satisfatório ou aumenos aceitável. Existem cinco passos básicos para se construir um processo ganha-ganha eficaz. São eles:


  • Aprender a ouvir: Nesta primeira etapa, cada pessoa envolvida no conflito, apresenta o seu ponto de vista sobre o problema e as causas, de modo que, todos devem ter a oportunidade de falar sem interrupção ou crítica.

  • Estruturar: O segundo passo, consiste em repassar com o time tudo o que foi dito, estruturando por meio dos diferentes pontos de vista, qual é o problema e quais são as causas (ver Técnica para Resolução de Problemas), e em seguida validar se todos estão de acordo com estas duas questões, sempre abordando o diálogo de forma positiva;

  • Identificar a Situação Ideal: Após chegar-se a compreensão de qual é de fato o problema e quais são suas causas, a resolução do problema deve conduzir a construção do que o time compreende como uma situação ideal - que deve ser clara, objetiva e resumida, sendo facilmente memorizável e exercendo um forte apelo junto ao time;

  • Encorajar contribuições: Tendo em mente a situação ideal, é importante levantar como cada membro do time pode contribuir para que esta situação seja alcançada, avaliando o que cada um pode fazer ou deixar de fazer, considerando tarefas, comportamentos e atitudes que facilitem o entendimento;

  • Firmar um compromisso: Desenvolver um plano de ação para implementar as soluções, repassando o que cada um deve fazer e os benefícios que a solução do problema trará para todos.


Esta técnica, pode ser aplicada para solução de conflitos entre duas ou mais pessoas, sendo importante a compreensão de que a solução dos conflitos tem como primícia a empatia, que por sua vez, se conquista ao ampliarmos a visão sobre as razões e necessidades do outro e ao compreendermos qual é de fato o problema e quais são suas causas as soluções começam a aparecer. Além disto, a medida que, cada parte envolvida entende que sua necessidade pode ser satisfeita em equilíbrio com o atendimento a necessidade do outro, torna-se mais viável mediar os interesses, de modo a alcançar, a situação ideal em que ambos ou todos os envolvidos ficam satisfeitos.


Liderando Times

No futuro todos os líderes serão Coaches. Quem não desenvolver essa habilidade, automaticamente será descartado pelo mercado. _ Jack Welch.

Você já delegou uma tarefa para alguém que foi feita com descaso ou baixa qualidade e, sentiu-se frustrado ao não conseguir influenciar sua equipe ou parceiros para contribuírem com o resultado final do seu projeto? Neste caso, é possível que esteja faltando no seu modelo de gestão o Ownership Psicológico, termo inglês que representa o sentimento ou ato de "propriedade, posse" e consiste portanto, em promover no indivíduo o senso de responsabilidade por seus resultados, estimulando-o a agir de maneira autônoma.

O grau de responsabilidade e comprometimento que um indivíduo assume diante de uma tarefa, está diretamente relacionado ao seu ownership. Quanto mais sentimos que um determinado objetivo, ação ou escolha nos pertence, maior será a nossa determinação e empenho, e portanto, maiores também as chances de sucesso. Situações vistas como imposições, não geram motivação e comprometimento, uma vez que o indivíduo passa a agir no Piloto Automático, gerando respostas reativas, sentimento de culpa, justificativas, negação e procrastinação. Já o senso de ownership, gera proatividade e iniciativas produtivas, isto porque é um fator essencial na construção da identidade de um indivíduo. Ou seja, quanto mais autonomia e poder de escolha um indivíduo possui, mais autêntico ele se sente.Segundo a Teoria do Status de Identidade (Identity Status Theory) de James Marcia da Simon Fraser University, nossa identidade é formada pelas escolhas que fazemos e por nosso comprometimento com aquilo que escolhemos. Portanto, se deseja promover engajamento da sua equipe no alcance de resultados, é importante que considere a necessidade de autonomia do indivíduo, promovendo a participação e escolha, diante da proposta em questão. Algumas dicas para fazer isto são:


  • Compartilhe informações e promova a troca de ideias entre o time, desenhando o plano de ação, por meio da interação com o grupo;

  • Deixe que as tarefas sejam delegadas de acordo com as competências e habilidades de cada membro da equipe;

  • Estimule o potencial criativo e a habilidade de busca de soluções, formando pensadores e novos líderes e não colaboradores dependentes;

  • Contribua para que cada membro entenda a importância da sua ação no resultado final;

  • Avalie o grau de comprometimento e satisfação em realizar a atividade.


Certamente, praticando estas dicas você contribuirá com o ownership da equipe e portanto promoverá maior comprometimento com a entrega. Se você já pratica ações semelhantes, ou tem outras experiências positivas neste sentido, compartilhe nas postagens deste blog. Caso tenha alguma dúvida, utilize também este espaço e terei alegria em responder


Equilíbrio entre vida pessoal e profissional


Segundo pesquisas realizadas no ano de 2007 pela Fundação Dom Cabral, equilibrar vida profissional e vida pessoal, é a maior angústia dos executivos, de modo que, o conhecimento das tradicionais técnicas de administração do tempo já não são suficientes para auxilia-los nestas questões. O excesso de tempo empregado em responsabilidades, pode gerar a sensação de que a vida se resume a funções e obrigações, gerando baixa de energia no indivíduo.

A teoria da integração, defendida pelo Dr. Lindsay Oades, diretor da Australian Institute of Business Wellbeing, orienta que diferente do que defende a visão tradicional de vida equilibrada, onde é necessário identificar as diferentes áreas da vida e dedicar um tempo a cada uma delas de modo mecânico e possivelmente angustiante; a visão contemporânea, defende que na verdade, não se trata de discriminar e isolar as diferentes esferas da vida, mas sim de harmonizar e completar. Portanto, sob um ponto de vista orgânico, o todo consiste na harmonia das partes e não em um agregado de partes, e cada aspecto da vida a exemplo de um organismo vivo, necessita de nutrientes e de condições propicias para florescer harmonicamente, estando estes nutrientes ligados a três necessidades básicas:


  • Autonomia: Necessidade de estar no controle de sua própria vida e agir em harmônia com seu eu interior;

  • Competência: Necessidade de lidar de modo eficaz com o meio que o cerca;

  • Relacionamento: Necessidade de se conectar e interagir com as pessoas, de fazer algo, em benefício do outro.


É portanto necessário, enxergar a vida e os elementos que a compõe de maneira interdependente, compreendendo a importância de que cada atividade reflita nossa essência e esteja em harmônia com as demais. Logo, é importante desenvolver relacionamentos no trabalho e também é importante ter um trabalho congruente com seus valores e habilidades, de modo que o trabalho pode ser mais do que uma troca de atividade por dinheiro, pode ser um espaço onde se constrói relacionamentos, onde se contribui com pessoas e com o meio. Quando sua profissão é congruente com seus reais talentos, suas atividades de lazer também te preparam para ela, é possível que a leitura no momento de descanso, as opções de filmes, documentários e músicas tragam inspiração para o seu trabalho e assim cada parte da vida vai ganhando relação com o todo e se tornando mais equilibrada e prazerosa.

O modelo MANAGER desenvolvido pelo Dr. Oades e colegas, formado pelo acrônimo das palavras: Mindfulness, Aceitação, Nutrir necessidades básicas, Autenticidade, Gestão do Tempo, Estímulo Ambiental e Responsabilidade, visa estimular a satisfação destas três necessidades básicas citadas acima, nas diferentes esferas da existência, conduzindo a superação dos mecanismos defensivos que atuam como obstáculos para obtenção de uma vida plena. Sendo:


  • Mindfulness: Capacidade de viver o momento presente, sem prisões do passado ou anseios relacionados ao futuro;

  • Aceitação: Identificar emoções e comportamentos em si mesmo, com os quais tem dificuldade em lidar e verificar qual impacto esta emoção e seus consequentes comportamentos, exercem nas pessoas, abrindo espaço mental para o novo, novos sentimentos, impulsos e sensações, deixando-os fluir livremente;

  • Nutrir necessidades básicas: Verificar se as três necessidades básicas (autonomia, competência e relacionamento) estão sendo supridas, na vida pessoal e profissional e definir as melhores estratégias para que isto ocorra;

  • Autenticidade: Identificar como os valores pessoais estão sendo aplicados e se existe algum valor importante que não esta sendo satisfeito, buscando promover a congruência;

  • Gestão do tempo: Organizar o tempo dedicado aos diferentes aspectos da vida;

  • Estímulo ambiental: Verificar forças internas e riscos ambientais, que podem favorecer ou dificultar, o processo de atingimento do objetivo e os caminhos para superá-los;

  • Responsabilidade: Avaliar senso de responsabilidade e comprometimento e se necessário, utilizar técnicas para ampliação do ownership (responsabilidade).


A vida não precisa ser separada em momento de lazer, momento de trabalho, momento de relacionamento, momento espiritualidade e etc.

É possível praticar a sua espiritualidade em tudo que você faz, estabelecer relacionamentos em todos os ambientes que você frequenta e desfrutar das atividades que executa.

Reveja sua rotina e a forma de conduzi-la, certamente encontrará caminhos para tornar a vida mais divertida e prazerosa mesmo nos momentos em que realiza obrigações ou segue regras, lembre-se que a chave é fazer parte de ambientes congruentes com seus valores e atuar em atividades congruentes com suas afinidades e competências.

É claro, que novas competências e habilidade sempre poderão ser desenvolvidas, mas estou aqui pontuando, competências do ponto de vista de suas preferências, talentos naturais, coisas que te levam ao "Flow", a trabalhar com prazer, com empolgação, atingindo a sua melhor performance, sem contudo, negligenciar demais áreas de sua vida, mas antes, tornando-se congruentes e equilibradas.


Em amor,

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
Logo Carla Rabetti.png

Receba dicas para viver de forma consciente!

Obrigado pela sua assinatura!

Todos os direitos reservados à Carla Rabetti | Instituto Vida Autêntica

Instituto Vida Autêntica 
São Paulo - SP | Brasil

​Email: institutovidaautentica@gmail.com

Whatssap: (11) 9 9384 7320​

  • Instagram
  • Youtube
  • Spotify
  • Linkedin
bottom of page