top of page
  • Instagram
  • Youtube
  • Spotify
  • LinkedIn

Autoconhecimento, Saúde,
Bem-Estar e Equilíbrio...

O segredo da comunicação que funciona

  • Foto do escritor: Carla Rabetti
    Carla Rabetti
  • 4 de fev. de 2019
  • 5 min de leitura
ree

Quem nunca experimentou um ruído em sua comunicação que "atire a primeira pedra"!

Uma comunicação bem feita pode conduzir pessoas, equipes e empresas a excelentes resultados, no entanto, o oposto também é verdadeiro, uma comunicação sem assertividade, pode ser destrutiva.

E porque comunicar é tão difícil? A resposta é simples, porque as pessoas tem mapas mentais diferentes e portanto, também compreendem as coisas de perspectivas diferentes.


Ao comunicar e interpretar a comunicação do outro, cada pessoa utiliza o seu próprio mapa mental, e é a partir daí que surgem os julgamentos, equívocos e problemas de comunicação. 

Além disto, nós aprendemos culturalmente que comunicação tem a ver com falar e fazer afirmações, no entanto, a exemplo de Platão, existe um jeito mais eficiente de comunicar, que é um caminho oposto e esta mais relacionado a fazer perguntas, investigar e despertar reflexões. Logo, as perguntas são o caminho mais efetivo para obter clareza sobre o que esta sendo comunicado.

Em outras palavras, eu diria, antes de dar a comunicação por concluída, duvide do seu entendimento e pergunte: será que eu compreendi corretamente o que me foi comunicado?

Você pode usar perguntas como: O que você quer dizer quando diz que...?, O que você entende por...? Você pode também parafrasear o que foi dito, repetindo em outras palavras para verificar se o entendimento esta correto.

Utilize as perguntas também, para certificar-se que de fato o outro entendeu o que você comunicou, fazendo perguntas do tipo: Você pode resumir qual foi o seu entendimento deste processo que acabei de explicar? Como você enxerga este ponto sobre o qual acabamos de conversar?

Perguntas estimulam o alcance de soluções, caminhos, opções e ampliam a compreensão dos acontecimentos, a medida que trazem clareza sobre os fatos.

Ao fazer afirmações estamos acreditando em nossa própria realidade que é limitada ao nosso conhecimento, no entanto, ao fazer perguntas, estamos nos abrindo a realidades que estão além de nós mesmos e ampliando o nosso conhecimento, entendimento do outro e consequentemente entendimento de nós mesmos, o que torna a comunicação mais assertiva. Portanto, posto que comunicação é relacionamento, ela exige conexão para que seja assertiva.

Comunicar com efetividade, exige disposição de ouvir e respeitar o ponto de vista do outro, sem precipitações, e isto exige alguns critérios básicos:


  • Estar totalmente presente: Ao iniciar uma conversa, entregue-se totalmente a ela, empregue todos os seus sentidos nesta conversa de modo que você possa ouvir, ver e sentir o que o outro esta comunicando, através de uma conexão profunda e verdadeira; 

  • Escutar ativamente: A escuta ativa é parte do processo de estar presente e consiste em suspender o julgamento e evitar distrações mentais. Podemos afirmar que estamos praticando a escuta ativa quando temos 3 elementos principais:

    • Compreensão: Acontece por meio da observação do comportamento, da linguagem e da expressão corporal de quem esta falando. Através da observação, é possível compartilhar o entendimento de cada palavra. Prefira sempre as comunicações em que você pode utilizar mais de um recurso (sentidos), evite e-mails, WhatsApp e conversas mais frias, exceto quando for necessário para formalizar assuntos de trabalho, para enviar arquivos ou quando realmente não for possível utilizar outro canal.

      A comunicação olho no olho, em que você pode observar a fisiologia, ouvir a voz e sentir a outra pessoa, sempre serão mais efetivas e te aproximarão de uma leitura mais verdadeira da intenção do outro, ao passo que te deixarão mais presentes na realidade do interlocutor;

    • Retenção: Quem não consegue se lembrar do que ouviu na conversa, provavelmente, não estava completamente presente nela. Ao ouvir atentamente, é possível memorizar o que foi dito e assim usar as informações recebidas para aprofundar o diálogo, o relacionamento e o conhecimento mútuo; 

    • Interação: A interação acontece através da postura e da linguagem corporal, de modo que, mesmo sem falar, é possível deixar a pessoa segura de que esta sendo ouvida e compreendida, assim a comunicação não será um monólogo. Olhar nos olhos do seu interlocutor é um excelente recurso de interação;

    • Timing e Sensibilidade: Falar a coisa certa, na hora certa, de modo a obter o impacto desejado, exige sensibilidade para perceber o estado emocional da outra pessoa e agir de acordo. Eu ousaria afirmar, que este é o maior desafio do processo de comunicação, ampliarmos a nossa percepção e inteligência emocional para operar no timing necessário e eficaz. Não existe uma técnica capaz de orientar com precisão o time adequado de uma comunicação, sabemos que não se deve comunicar algo quando as emoções estão a "flor da pele", no entanto, comunicar algo tardiamente pode despertar emoções que já não cabem no contexto e gerar novos conflitos ao ampliar a proporção da questão e trazê-la a tona novamente.


A comunicação que funciona, é portanto, baseada em presença, investigação e atenção plena que se dá por meio da escuta ativa e empatia - sensibilidade para sentir o outro.

Lamentavelmente, existem pessoas que passam o dia todo juntas e não se conectam, não se conhecem com profundidade, não se sentem, não sabem nada sobre as necessidades uma da outra e apesar de fazerem coisas juntas, não estão de fato juntas. Atenção é mais do que estar perto ou estar junto, é estar conectado e conexão pede parar o mundo, nem que seja por alguns minutos, para então olhar nos olhos, ouvir atentamente, para abraçar ou para segurar as mãos. Sentir o outro! Desligue mais a TV, o computador e o celular e "se ligue" mais no olhar, na voz, nas expressões do rosto e corpo do outro. Observe as coisas e pessoas ao seu redor e quando estiver com alguém, esteja de verdade. É possível que tenha alguém ao seu lado, precisando ser ouvido, precisando dividir algo.


Qual foi a última vez que você fez "nada" junto com alguém, que se dedicou a uma conversa simples sem estar ali para cumprir nenhum compromisso ou tarefa?

Qual foi a última vez que você perguntou para alguém ‘Como foi o seu dia’, e parou de fato para ouvir? E quem é a pessoa para quem você pode contar o seu dia, fazer suas reclamações e também comemorar junto? Se esta pessoa e relação existem, parabéns! Preserve isto!

Se não existem, planeje agora o melhor dia e horário da semana para investir tempo de qualidade com uma amiga, com seu amor, ou com alguém da família. As relações não chegam prontas, nós as construímos!


Por fim, é preciso que se saiba, que por mais eficientes que sejamos em comunicar, por vezes iremos nos deparar com conflitos gerados no processo de comunicação, neste caso, é importante que se compreenda, que em um processo de comunicação, estão presentes dois indivíduos diferentes, e que a comunicação se tornará mais efetiva a medida em que estes indivíduos aprenderem mais sobre o jeito de pensar um do outro e ampliarem a sua capacidade de não julgar.

Em minha experiência com recursos humanos, vi muitos conflitos entre gestores e times serem resolvidos depois de um happy hour, ou de uma festa de final de ano, em que os colaboradores saindo do ambiente formal, tiveram a oportunidade de conhecer efetivamente um ao outro, saber mais sobre seus costumes, família e jeito de pensar.


Portanto, neste conceito de comunicação investigativa, um bom caminho é ampliar o seu conhecimento ou entendimento sobre o outro, sem julgamentos e investir nos momentos de interação da maneira mais próxima possível. Ainda assim, quando as técnicas falharem, ou quando você falhar em utilizá-las: perdoe ao outro e a si mesmo e busque extrair os aprendizados possíveis deste conflito para aperfeiçoar a sua comunicação.


Para desenvolver as competências de comunicação verifique se você:


  • Ouve com atenção;

  • Comunica-se de modo estruturado para atingir objetivos específicos;

  • Mantém o foco quando faz ou responde perguntas abertas;

  • Parafraseia e resume para checar o entendimento.


Melhorar a qualidade da sua comunicação, contribuirá com a melhoria dos seus relacionamentos, esta é portanto, uma competência fundamental e possível de ser desenvolvida. Invista tempo nisto!


Em amor,

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
Logo Carla Rabetti.png

Receba dicas para viver de forma consciente!

Obrigado pela sua assinatura!

Todos os direitos reservados à Carla Rabetti | Instituto Vida Autêntica

Instituto Vida Autêntica 
São Paulo - SP | Brasil

​Email: institutovidaautentica@gmail.com

Whatssap: (11) 9 9384 7320​

  • Instagram
  • Youtube
  • Spotify
  • Linkedin
bottom of page