Creme de Ervilha
- Carla Rabetti

- 24 de mar. de 2019
- 2 min de leitura
Atualizado: 1 de jan.

Esse prato é um dos meus favoritos, uma excelente opção para amantes da culinária Árabe e também para os veganos, que aprendi com o pois o chefe especialista em alimentação saudável Ricardo Fioravanti da Bambu Chuveiroso. Além de delicioso, este é um prato rápido e fácil de fazer!
A semente de ervilha, ingrediente base desta receita, é rica em água, sendo quase 79% de sua composição e carboidratos constituído por amido com uma pequena porção de sacarose. Contém vitaminas do complexo B, vitamina C, ferro, potássio, magnésio, zinco, fibra, provitamina A e vitamina E.
Também apresenta uma composição de proteína bastante completa, apesar de sua carência do aminoácido essencial metionina e excesso de lisina. Quando combinada com cereais proporciona todos os aminoácidos essenciais necessários para o organismo produzir suas próprias proteínas.
Portanto, para tornar a refeição completa, este creme pode ser servido, após uma entrada de salada de Tabule. Também pode ser acompanhado por crótons de pão de trigo integral.
As ervilhas, são um alimento saudável para o coração, por serem pobres em gorduras e sódio e contribuem com a recuperação de indivíduos com insuficiência cardíaca, lesões das válvulas, miocardiopatias (degeneração do músculo cardíaco) e de angina ou enfarte.
Contribuem com o bom funcionamento do sistema nervoso, indicadas para casos de debilidades nervosas, neurastenia, irritabilidade, depressão, insônia e outros transtornos funcionais.
Indicada para gravidas e lactantes por sua riqueza proteica e pode auxiliar no controle da diabetes, uma vez que transforma a glicose durante a digestão.
Viu só, como é possível, montar uma refeição nutritiva e equilibrada de forma simples e acessível?
Experimente!
Ingredientes:
1/2 kilo de ervilha seca
1,5 litros de água
1 cebola pequena
1 dente de alho
4 tomates médios picados em quadradinhos
1/2 maço de hortelã fresca
Sal e salsinha picada a gosto
Modo de Preparo:
Deixar a ervilha de molho na água durante 1 hora. Em seguida, ferva até que fique macia. Depois de cozida, bata no liquidificador formando um purê ralo e reserve.
Numa panela, coloque a cebola, o alho, os tomates picados, e junte o purê de ervilhas, acrescentando um pouco mais de água se necessário.
Tempere com sal e salsa e deixe ferver por mais 5 minutos.
Finalize o prato polvilhando hortelã picada sobre ele. Sirva quente.
Bom apetite!
Em amor,












Comentários